A economia circular é uma abordagem inovadora que busca transformar a maneira como produzimos, consumimos e descartamos os produtos. Esse processo propõe um ciclo contínuo de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais, com o objetivo de minimizar o desperdício e potencializar a eficiência dos recursos. Nesse contexto, os consumidores desempenham um papel fundamental na condução dessa mudança, com as escolhas diárias que representam um impacto significativo no desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

Para Helen Brito, Gerente Relações Institucionais da ABREE — Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, na medida que os consumidores adotam novas práticas e hábitos, é exercido um papel fundamental na criação de um ciclo mais sustentável para os recursos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento de uma economia mais satisfatória.

Dicas para consumidores colaborarem com a economia circular

A ABREE separou algumas dicas para que você entenda mais sobre a economia circular e como pode colaborar. Veja:

  • Compra consciente: ao fazer compras, opte por produtos de qualidade e durabilidade. Escolher itens que tenham durabilidade, reduz a necessidade de substituições frequentes, causando menos impacto ambiental;
  • Escolha produtos reciclados: prefira produtos feitos com materiais reciclados. Ao apoiar esses produtos, os consumidores incentivam a demanda por matérias-primas recicladas, impulsionando uma economia circular;
  • Pratique a reciclagem: separe corretamente os resíduos recicláveis em casa e destine corretamente aqueles que requerem logística reversa específica. Conheça os programas de reciclagem locais e participe ativamente. Por exemplo, eletroeletrônicos e eletrodomésticos possuem pontos de recebimento da ABREE para que ocorra sua destinação ambientalmente correta.

Brito finaliza dizendo que estar informado sobre práticas e iniciativas sustentáveis, procurando formas de melhorar e aplicar no dia a dia são essenciais: “Compartilhar conhecimento com familiares e amigos também ajuda a impulsionar boas práticas.  A educação ambiental faz muita diferença para alcançarmos um mundo mais responsável e sustentável”.