Você já ouviu falar sobre a relevância da sustentabilidade na indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos por meio da economia circular? Este conceito tem ganhado relevância como fator fundamental para promover a sustentabilidade e busca não apenas minimizar resíduos e seus impactos, como também maximizar o valor dos recursos ao manter o uso prolongado de produtos, materiais e componentes de diferentes setores.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, mostram que o volume de resíduos eletrônicos alcançou a marca de 62 milhões de toneladas no quadro global. Entretanto, apenas cerca de 22,3% desse montante foi devidamente coletado e reciclado, o equivalente a aproximadamente R$ 309 bilhões em recursos naturais desperdiçados. Esta situação não só compromete a contabilidade desses recursos, mas também aumenta os riscos de poluição.

Com isso, a implementação da sustentabilidade na indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos por meio da economia circular visa a substituir o modelo linear de "produzir, usar e descartar" e adotar práticas que valorizem a redução, reutilização e reciclagem desses produtos, minimizando assim os efeitos negativos ao meio ambiente.

 

Estratégias para a adoção pelas empresas

Algumas estratégias são importantes para que as empresas adotem essas medidas voltadas para a sustentabilidade. Abaixo listamos algumas:

  • Design sustentável: desenvolvimento de design de produtos com foco na facilitação da desmontagem, reciclagem e padronização na produção.
  • Serviços de reparo: oferta de assistência técnica, reparos e reposição de peças para prolongar a vida útil dos produtos.
  • Responsabilidade do fabricante: promoção da responsabilidade do fabricante ao longo do ciclo de vida do produto.
  • Infraestrutura sustentável: investimento em infraestrutura para a correta disposição de componentes naturais, visando a sustentabilidade.

 

Ações para os consumidores

 Além da sustentabilidade na indústria de eletroeletrônicos e eletrodomésticos por meio da economia circular poder ser adotada pelas próprias empresas, os consumidores também podem praticar ações, como:

  • Consumo consciente: adoção do consumo consciente, favorecendo produtos com alta durabilidade e provenientes de fornecedores que integram práticas ESG como parte fundamental de sua operação.
  • Priorização de produtos reciclados: priorizar produtos que tenham passado por processos de reciclagem, contribuindo para reduzir a demanda por matéria-prima e promovendo a economia circular.
  • Reciclagem domiciliar: engajamento na prática da reciclagem domiciliar, realizando a separação e descarte adequados dos resíduos para facilitar a logística reversa.
  • Participação em programas de descarte responsável, utilizando pontos de recebimento especializados disponíveis para diferentes tipos de resíduos, como os oferecidos pela ABREE para eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

A Gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito, diz que essas práticas oferecem benefícios não apenas para o meio ambiente, mas também para a qualidade de vida humana: “Isto possibilita a redução de resíduos, conservação de recursos naturais e prevenção da contaminação da água e, além disso, tendem a promover, cada vez mais, a inovação entre as empresas, visando a competitividade no mercado global por meio da criação de propostas e ações sustentáveis. Investir na transição para a economia circular é uma escolha inteligente e responsável para o futuro do nosso planeta e da nossa economia”.