Em outubro, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) realizou arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo para reciclagem em três capitais brasileiras: São Luís (MA), Palmas (TO) e Porto Alegre (RS). As ações têm como objetivo conscientizar e motivar a população a adotarem uma destinação ambientalmente adequada desses resíduos, promovendo assim a reciclagem. A associação disponibilizou pontos de recebimento, estilo “drive-thru”, para celulares, fone de ouvidos, geladeiras, máquinas de lavar, ares-condicionados, televisores, secadores, batedeiras, fogões, micro-ondas, ferramentas, equipamentos de informática, rádios, videogames consoles, entre outros. 

 A campanha integra uma série de ações promovidas pela ABREE em todo o território nacional, em parceria com as prefeituras locais, possibilitando que os cidadãos descartem uma ampla gama de itens que têm a tendência de se acumular e necessitam de um descarte adequado para evitar possíveis contaminações que podem afetar o solo, mares e até o ar.  

 Em São Luís, no Maranhão, a campanha aconteceu em 7 de outubro e para o secretário da Secretaria Municipal de Obras e serviços Públicos, David Col Debella, a prefeitura tem trabalhado para destinar corretamente os resíduos sólidos, em especial os que podem ser reciclados. “Temos implementado projetos com esta finalidade, a exemplo do Cata-Treco, que percorre os bairros, de casa em casa, recolhendo materiais e evitando que acabem indo parar no lixo comum. Outra ação para a população destinar corretamente seus resíduos são os Ecopontos, implantados em diversos bairros da nossa capital, bem como o Centro Ambiental da Ribeira, onde fazemos a triagem de todos os materiais recicláveis recolhidos na cidade. Desta forma, a gestão do prefeito Eduardo Braide fortalece seu compromisso com o meio ambiente e a população”, disse. 

 Em 21 de outubro, a ação ocorreu em Palmas, no Tocantins, e a diretora de Gestão Ambiental da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA), Paula Raquel Barreto, disse que uma boa prática de sustentabilidade inclui avaliar, antes do descarte, se o equipamento pode ser reaproveitado ou entregue para reciclagem e/ou logística reversa.  

 Já em 28 de outubro, foi a vez de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, promover a arrecadação, na Semana do Lixo Zero e para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, trata-se de uma oportunidade de promover ações sustentáveis na cidade, buscando a sensibilização sobre o descarte correto.  

 Apesar das ações promovidas nestas capitais, é possível realizar o descarte adequado o ano todo. A ABREE, em colaboração com parceiros, conta com mais de 4 mil pontos de recebimento em todo o país, abrangendo quase 1,3 mil municípios, e essa ampla rede de locais possibilita que os cidadãos tenham opções convenientes para descartar seus dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de maneira responsável ao longo do ano.  

 "Realizar o descarte adequado de dispositivos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é de suma importância, e todo esse processo de logística reversa tem início com o consumidor. Essas ações visam informar a população sobre seu papel e relevância nessa cadeia de eventos, possibilitando a preservação do meio ambiente através de esforços conjuntos", explica Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.