No mês de setembro, a ABREE, em parceria com três cidades, realizou campanhas de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, tendo como foco a conscientização da população local sobre a importância do descarte ambientalmente adequado desses produtos. Em Ribeirão Preto, a campanha ocorreu no Parque Raya, no Jardim Botânico, para receber os produtos da comunidade, em 23 de setembro. Em Atibaia foi realizada a campanha no dia 16 de setembro, na Avenida Joviano Alvim - Atibaia Jardim, onde foi instalado um drive-thru para receber todos os produtos descartados pela população da região. Já em São Caetano do Sul, o recebimento desses produtos aconteceu em 30 de setembro, na Praça dos Expedicionários, na esquina da Avenida Goiás com a Presidente Kennedy, onde a população pôde fazer a entrega de seus produtos sem uso e tirar todas as dúvidas com a equipe da ABREE.

Os interessados precisavam separar todos os produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos sem uso que desejavam descartar, de fones de ouvido a geladeiras, e levá-los ao endereço do drive-thru.

Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE, diz que a sociedade desempenha papel fundamental na reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos: “Suas ações individuais e coletivas têm um impacto significativo no ciclo de vida desses produtos no meio ambiente. O envolvimento ativo da sociedade é essencial para reduzir o impacto ambiental e promover práticas mais responsáveis em relação a esses produtos”.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2023, diz que foi registrado um aumento de 17% na criação de empregos diretos, resultando na abertura de mais de 48 mil novas vagas de trabalho, desde a implantação de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em 2010, mostrando que quando a população realiza o descarte apropriado, é viável reduzir o risco de poluição e a emissão de gases prejudiciais que afetam rios, oceanos e estradas e que, além disto, o processo de logística reversa também gera um impacto positivo na economia.

Sobre este assunto, a Secretária da Infraestrutura de Ribeirão Preto, Catherine D’Andrea, disse que o descarte correto de eletroeletrônicos é crucial para evitar a poluição ambiental: “Além de proteger a saúde humana, conservar recursos naturais e promover a economia circular, oferecendo uma ampla gama de benefícios, desde a preservação ambiental até o estímulo à economia sustentável e à inovação tecnológica. É uma prática fundamental para promover um futuro mais sustentável e resiliente”.

Para o secretário de Meio Ambiente de Atibaia, Daniel Borghi, esta iniciativa só vem somar: “Agradecemos a parceria com a ABREE, que vai contribuir, e muito, para a redução de pontos irregulares de descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, além de dar destinação adequada a esses resíduos que, muitas vezes, são depositados em terrenos e áreas de preservação permanente. O descarte adequado preserva o meio ambiente e protege quem trabalha e tem contato com este tipo de material”.

De São Caetano do Sul, o superintendente do SAESA, Rodrigo Toscano, destaca a importância desta ação na cidade. “Essa atividade contribui significativamente com o meio ambiente, principalmente pelo processo de logística reversa. Além disso, facilita o trabalho de coleta e destinação adequada dos equipamentos eletroeletrônicos descartados pelos munícipes”.

Para onde vai?

A ABREE colabora no atendimento legal da destinação final ambientalmente adequada de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores. Deste modo, possibilita que a população possa realizar a destinação correta ao longo de todo ano. Além disso, em conjunto com parceiros, soma mais de quatro mil pontos de recebimento pelo Brasil, estando presente em quase 1,3 mil municípios.

Para conhecer os pontos de recebimento mais próximos,  basta acessar a página de pontos de recebimento no site da ABREE, realizar uma busca por meio do CEP, além disso, é possível conferir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fones de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.