Imagem: Envato Elements, por mihacreative

Descarte correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos é fundamental para
a preservação da natureza

Hoje, dia 05 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 1972, e tem como objetivo chamar atenção e inserir a sociedade, de forma participativa, em questões ambientais, com o objetivo de transformar a visão da sociedade frente a este assunto.

Com esse contexto cada vez mais urgente, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – atuante na implantação no Brasil da Logística Reversa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos em seu Decreto Federal 10.240/2020, apresenta a seguir um passo-a-passo de como você pode descartar corretamente seus eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fim de vida útil.

-Separe os produtos: é necessário realizar a divisão dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos dos outros tipos de resíduos para serem reciclados;

-Limpe os dados: apagar todas as informações contidas nos produtos, como, por exemplo, fotos, vídeos, contatos, entre outros dados pessoais, dedicando uma atenção aos computadores, notebooks, celulares e outros;

-Não viole os equipamentos: os resíduos devem ser descartados inteiros, limpos e desligados;

-Encontre o ponto de recebimento: é possível realizar a busca no site da ABREE: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento informando seu CEP e tipo de produto que deseja descartar. Por fim, basta levar ao local os itens selecionados.

Para a ABREE, responsável por mais de 4 mil pontos de recebimento presentes em quase 1,3 mil municípios, todas as iniciativas são importantes e apoiadas pela entidade no intuito de reforçar a importância o e objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A data é fundamental para proteção do meio ambiente e a continuação da vida humana no planeta, colaborando para a conscientização e sensibilização da opinião pública sobre as necessidades do meio ambiente. Com o aumento constante do uso de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é essencial que sociedade conheça e aplique o descarte ambientalmente correto desses resíduos”, comenta Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.

Imagem: Envato Elements, por mihacreative