Objetivo é criar uma base de informações sobre Logística Reversa

Como iniciativa do grupo de pesquisa R3MINARE do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), o projeto DATARE nasceu da demanda de uma gestão eficiente e rastreável dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no Brasil, consolidada por meio da assinatura do acordo setorial do setor. Executado em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) e as empresas Vertas e GM&CLog e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), as atividades do grupo foram iniciadas em janeiro de 2020, com duração de 24 meses.

O principal objetivo do projeto é consolidar uma base de informações sobre logística reversa e mineração urbana de resíduos eletroeletrônicos, de forma a potencializar a gestão e tornar mais eficiente a tomada de decisão na gestão do e-waste.

A metodologia inclui a identificação dos agentes da cadeia reversa de suprimentos, mapeamento dos hotspots de geração, avaliação do potencial de cumprimento dos requisitos legais e proposição de mecanismos para redução de incertezas no processo decisório e fortalecimento das ações voltadas para modelos de negócio sustentáveis por meio da construção de uma ampla base de dados.  

Para atuar na coleta, análise e gerenciamento desses dados, foi formada uma equipe multidisciplinar coordenada pela pesquisadora Lúcia Helena Xavier (CETEM), contando com a participação de seis bolsistas de graduação, três de mestrado, um doutor e um pós-doutorado. São contempladas como principais áreas de conhecimento: Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais e Geologia, alinhadas no sentido de avançar nos conceitos de Economia Circular e Mineração Urbana.

 

O Projeto DATARE é fundamental para a criação de um ecossistema sustentável de logística reversa ao criar uma base de dados criando uma forma de rastreabilidade em toda a cadeia, causando impacto direto e positivo na tomada de decisões.

A ABREE apoia e participa ativamente do  projeto que busca aumentar e melhorar a identificação e mapeamento de empresas parceiras para a implementação em escala nacional do sistema logística reversa de eletroeletrônicos no pós consumo, incentivando o desenvolvimento econômico com a manutenção da isonomia de condições de concorrência no mercado interno, de forma responsável atendendo a destinação final ambientalmente adequada.

Acompanhe o projeto no site da CETEM:  https://www.cetem.gov.br/reminare,  no Instagram ( https://www.instagram.com/r3minare/ )  e Twitter ( https://twitter.com/reminare ).