A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, a ABREE, entende que as parcerias para construção de projetos e iniciativas de Logística Reversa de REE são fundamentais. Por isso, faz parte do Projeto descarte On.

O projeto de 2016 foi uma iniciativa do governo japonês por meio da Japan International Cooperation Agency (JICA), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Prefeitura de São Paulo (por meio da Secretaria de Serviços e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - AMLURB) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O objetivo foi recolher eletrodomésticos e eletroeletrônicos em 10 lojas da Lapa, na capital paulista, que recebiam os equipamentos de pequeno e médio porte das residências da região. Desta forma, o projeto se propôs a sensibilizar a população para o descarte correto. Com a participação de outros membros, como a ABREE, que fez a assessoria técnica, o projeto foi além: recolheu produtos de grande porte como geladeiras, fogões, máquinas de lavar, secadora de roupas e aparelhos de ar-condicionado diretamente nas residências em parceria com o GPA - Grupo Pão de Açúcar .

Além da ABREE, participaram a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP), Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), APAS (Associação Paulista de Supermercados), CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), a Coopermiti, a Oxil e a GM&C.

Para mais informações, acesse o relatório final aqui.