A gerente executiva da ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, Mara Ballam, é a autora do artigo “A complexidade da logística reversa no Brasil: um país de 26 Estados, além do Distrito Federal”, publicada neste fim de semana em um dos veículos mais importantes da mídia atual, o blog do Fausto Macedo, do portal Estadão.com.
 
Mara desenha um panorama a respeito do consumo consciente de produtos e serviços no Brasil, com destaque para o segmento dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e a cadeia de logística reversa, que tem como objetivo “(...) devolvê-los da melhor forma possível para um novo ciclo do processo produtivo, para que se tornem matéria-prima lá no início da fabricação, garantindo assim, a diminuição do uso de recursos naturais”.
 
De acordo com a Mara, este ano é o primeiro em que efetivamente os inúmeros atores envolvidos na cadeia produtiva e consumidora dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos precisam colocar em prática os mais de 10 anos de debates que culminaram na publicação do Decreto Federal nº 10.240/2020.
 

Porém, há desafios, como o tamanho do país e as características peculiares que fazem do Brasil uma nação tão heterogênea. Assim, para que ações de reciclagem dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos aconteça, é necessário: mapear as necessidades de cada região, criar relacionamento com as esferas Federal, Estadual e Municipal e entender as diferenças tributárias, por exemplo.
 
Mara Ballam ainda pontua outros desafios. Para ler o artigo completo, você pode acessar aqui.